top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Defesa Civil emite alerta para chuva forte, ventos de até 90 km/h e chance de queda de granizo no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 90 km/h e possibilidade de queda de granizo no estado. O alerta vermelho é válido até ás 19h desta quarta-feira (12). Segundo meteorologistas, um novo ciclone extratropical deve ser formar entre o fim da tarde e o início da noite desta quarta.


Ao contrário do ciclone que atingiu o estado em junho, o Litoral Sul também devera ser atingido por fortes rajadas de vento.


"Esses ventos serão tão fortes quanto aqueles [de junho]. O que a gente tem de diferente é que na área desse aqui teremos ainda mais cidades atingidas. A área é maior, tanto é que ele vai se deslocar e as rajadas vão chegar até mesmo a Santa Catarina, Paraná e outros estados", avalia a meteorologista Márcia Seabra.


A chuva deve ultrapassar os 100 mm em alguns pontos. O Inmet está com especial atenção para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta região estão previstos os maiores volumes de chuva e os mais fortes ventos, de até 110 km/h.


''Se estiver em locais seguros, permaneça durante o período de alerta nesses locais. Se estiver em regiões de alto risco ou muito alto risco, entre em contato com as prefeituras, que vão indicar quais são os locais seguros dentro daquelas localidades, conforme o plano de contingência'', recomenda o sub-chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.


Inmet também emite alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um aviso de tempestade (alerta vermelho). De acordo com o Inmet, a chuva poderá superar os 100 mm e os ventos os 100 km/h. Há, ainda, previsão de queda de granizo.


Segundo o Instituto, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O alerta é válido até às 10h de quinta-feira (13).


112 visualizações

Comentários


bottom of page