top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Filhos e nora viram réus por colocar em risco a vida de idoso abandonado em calçada no RS

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) e tornou réus os filhos e a nora de um idoso de 76 anos que foi abandonado na frente de uma casa na cidade. O crime foi flagrado por câmeras de segurança (veja acima). A decisão é de terça-feira (17).


Os três devem responder pelo "crime de expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica da pessoa idosa". Um dos filhos, o que foi flagrado abandonando o pai na frente da casa, também vai responder por "abandono de pessoa idosa".


Conforme a denúncia do MP, o crime aconteceu agosto deste ano por conta de uma briga familiar em relação a quem ficaria responsável por cuidar do pai (saiba mais abaixo). O filho flagrado pelas câmeras de segurança teria ido até a casa e deixou o pai na calçada para forçar o irmão a assumir os cuidados, diz o MP.


A Justiça entendeu que o outro filho e a nora, que moram na casa, são responsável também porque, mesmo vendo que acontecia através das câmeras, não adotaram as providências imediatas para socorrer o idoso, que tem saúde frágil.


Agora, o trio começa a ser julgado pelos crimes, que preveem desde pena privativa de liberdade até o pagamento de multa e indenização por danos morais ao idoso, que foi encaminhado para um asilo da prefeitura de Montenegro.


O delegado responsável pela investigação, André Roese, afirmou que o episódio foi causado pela discordância entre os irmãos sobre quem tomaria conta do pai.


"A investigação revelou um jogo de 'empurra-empurra' entre os filhos e uma nora quanto às responsabilidades no cuidado do idoso. Nenhum deles confiava que o outro cumpriria sua parte nos custos que excediam o valor do benefício previdenciário do idoso", explicou o delegado.


Segundo Roese, cerca de um mês antes do caso, o idoso havia sido abandonado no hospital do município. Um dos filhos teria viajado com a família enquanto o pai estava internado "na tentativa de forçar o outro irmão a assumir seus cuidados". O delegado acrescenta que durante a investigação o idoso permaneceu fora de casa "em condições vexatórias".


"Casos como esses devem ser punidos rigorosamente, pois, embora os conflitos possam explicar, não justificam as condições vexatórias impostas a um idoso, especialmente quando os próprios relatos dos filhos indicam que ele sempre foi um bom pai", pontuou.


Nas imagens, é possível ver que o motorista estaciona o carro em frente a uma casa. Em seguida, ele abre o porta-malas do veículo, retira uma cadeira de praia e coloca na frente da casa.


Depois, abre a porta do carona e carrega o idoso de 75 anos. Ele leva o pai para a cadeira e o deixa sentado na entrada da residência, onde morar o irmão.


No final, o motorista bate palmas para atrair a atenção de quem está no interior da casa, entra no carro e vai embora.

Fonte: G1/RS

Foto: Reprodução/Câmeras de segurança



56 visualizações

Comments


bottom of page