Seis pessoas foram presas preventivamente, nesta terça-feira (19), em mais uma operação da Polícia Civil contra o golpe dos nudes na Região Metropolitana. Conforme a delegada Luciane Bertoletti, responsável pela investigação, as prisões aconteceram em Canoas, Porto Alegre e Estância Velha. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades da região.
Em dois anos, a 3ª Delegacia de Polícia de Canoas já prendeu 150 pessoas pelo golpe, que envolve crimes de extorsão e associação criminosa.
O esquema envolve duas investigadas, que agiam em conjunto com detentos por crimes de roubo e tráfico de drogas. Elas recebiam os depósitos provenientes dos golpes. Apenas um dos alvos que procurou a Polícia Civil para registrar ocorrência perdeu R$ 31 mil.
Entenda o golpe dos nudes
O golpe dos nudes é alvo de investigações da Polícia Civil nos últimos anos. Consiste na troca de fotos íntimas com o alvo, após contato por redes sociais ou aplicativos.
O alvo do golpe é levado a acreditar que está se correspondendo com uma pessoa jovem e bonita. Após o contato, a vítima passa a receber mensagens de alguém que se apresenta como o pai da jovem, contando que se trata de uma menor de idade e fazendo ameaças. A partir daí, as chantagens começam.
"Na maioria das vezes, após o recebimento de valores, o extorsionário continua exigindo dinheiro dizendo que haverá a necessidade de submeter sua filha a tratamento psicológico ou, ainda, exigindo o depósito de valores", diz a nota da Polícia Civil sobre o caso.
O golpe ainda pode envolver pessoas se passando por policiais, com fotos e nomes tirados de redes sociais, ameaça de prisão e processo.
Fonte: G1 RS
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Comments