top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Justiça bloqueia contas bancárias da Santa Casa de Misericórdia de Livramento

A situação financeira da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento volta a preocupar. A instituição teve suas contas bloqueadas nesta semana pela justiça por conta de valores devidos a um dos fornecedores de medicamentos desde 2015. O valor sequestrado das contas em favor de um antigo fornecedor de medicamentos é de R$ 246 mil reais. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira pela diretora administrativa do hospital, Leda Marisa dos Santos. De acordo com ela, neste momento, até que a situação seja resolvida, a Santa Casa está temporariamente impedida de receber valores e efetuar pagamentos, o que compromete seu funcionamento. A diretora lamentou o fato e disse que isso é reflexo de ações pretéritas mas que em algum momento acabam voltando para “assombrar” o hospital.


“Fomos surpreendidos com as nossas contas bancárias bloqueadas ontem pela manhã ao nos depararmos com a aberturas dos trabalhos. São várias contas por diferentes motivos, municipal, estadual e federal. Fomos atrás de identificar fator que causou o bloqueio, embora tenhamos que salientar que essa não é a primeira vez que acontece. Nos últimos anos essa é a terceira ou quarta vez que isso acontece mas, sempre somos surpreendidos com essa situação. Esse é o passado lançando seus tentáculos sobre o presente. Nosso atual momento por si só já é frágil, suscetível, por conta da insuficiência financeira haja vista a tabela do SUS que se apresenta atualmente com preços muito aquém do mercado. Assim, quando o passado se manifesta a situação fica ainda pior”, frisou a diretora.


Em 2015, segundo ela, um fornecedor deixou de ser pago pelos mesmos motivos e dificuldades que o hospital enfrenta atualmente. Assim, acionou a justiça para reaver o recurso e então obteve essa resposta judicial com o sequestro de recursos do hospital. “Estamos trabalhando nisso, embora mesmo conseguindo o desbloqueio, na sequência ainda vamos ficar sem esse recurso que permanecerá bloqueado até que a justiça tenha outro entendimento”, disse Leda.


A medida, determinada pela justiça, tem como objetivo garantir o pagamento da dívida e evitar o agravamento da crise financeira enfrentada pela Santa Casa. A instituição é responsável pelo atendimento de pelo menos 80% dos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde e tem enfrentado dificuldades para manter os serviços essenciais, como a compra de medicamentos. A direção da instituição afirma que está empenhada em buscar soluções para regularizar a situação financeira da Santa Casa. No entanto, diante do bloqueio das contas, a situação se torna ainda mais delicada.


A Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento é uma das mais antigas e tradicionais instituições de saúde do estado. Fundada em 1885, a instituição enfrenta, assim como outras no estado e pelo país, um dos momentos mais difíceis de sua história diante da defasagem da tabela SUS. A crise financeira tem afetado diretamente a qualidade do atendimento prestado à população, que depende da Santa Casa para ter acesso a serviços de saúde de qualidade.


Fonte: Cleizer Maciel / Lince Comunicação

Foto: Yuri Teixeira / Lvto24h

99 visualizações

コメント


bottom of page