Um navio de carga transportando cerca de 19 mil cabeças de gado, que partiu do Porto de Rio Grande, no sul do Brasil, tornou-se o centro das atenções na Cidade do Cabo, África do Sul, devido ao forte odor que emanava de suas instalações. O mau cheiro, que se espalhou pela região, chegando até mesmo ao centro turístico da cidade, levou as autoridades de saúde locais a agir e gerou uma onda de preocupação internacional.
O navio, identificado como Al Kuwait, partiu do Porto de Rio Grande no início de fevereiro e atracou na Cidade do Cabo no domingo (18) para reabastecer os suprimentos de ração dos animais antes de prosseguir viagem rumo ao Iraque.
Uma ordem judicial permitiu que a Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais realizasse uma inspeção na carga, revelando condições precárias nos cercados dos animais, inclusive com a presença de animais mortos. Após a inspeção, o navio deixou a Cidade do Cabo na terça-feira (20), mas ainda enfrentará pelo menos mais 12 dias de viagem até chegar ao seu destino final, levantando questões sobre o bem-estar dos animais a bordo e gerando debates sobre a ética do transporte de gado vivo.
Foto: Foto: National Council of Societies for the Prevention of Cruelty to Animals
Comments