Os gaúchos enfrenta um crescente desafio no combate à dengue, com o registro de seis mortes e quase 5,7 mil casos da doença apenas neste ano. A última vítima confirmada é um homem de 63 anos, residente em Cruz Alta, na Região Noroeste do estado.
De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o homem, que já possuía condições de saúde pré-existentes, veio a óbito no dia 15 de fevereiro, com a causa sendo confirmada como dengue apenas nesta quarta-feira.
Os números alarmantes mostram um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando havia menos de 600 casos notificados em todo o estado. No ano passado, em 2023, foram mais de 34 mil casos registrados, resultando em 54 mortes por dengue.
A lista de vítimas deste ano inclui uma mulher de 71 anos em Tenente Portela, um homem de 65 anos em Santa Cruz do Sul, uma mulher de 71 anos em Santa Rosa, uma mulher de 64 anos em Tenente Portela, e uma mulher de 75 anos, também em Tenente Portela. A preocupação com o aumento dos casos de dengue ressalta a importância das medidas de prevenção e controle da doença, bem como a conscientização da população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O estado continua sem previsão do recebimento de doses da vacina contra a dengue que foram adquiridas pelo Ministério da Saúde e, em uma primeira remessa, já disponibilizou á 16 estados e o Distrito Federal.
Foto: Cristine Rochol | PMPA
Comments