top of page
Papel reciclado
Foto do escritorYuri Teixeira

Primeiros geradores de novo parque eólico de Santana do Livramento ficam prontos

O novo parque eólico do Rio Grande do Sul, que está sendo construído em Santana do Livramento, teve as obras de seus primeiros aerogeradores concluída durante o feriado de Natal. São quatro geradores, de um total de 72 unidades que serão montadas na localidade de Coxilha Negra, área rural da cidade da Fronteira Oeste do RS.


Depois que estiver pronto, o parque eólico de Coxilha Negra vai ter capacidade de gerar 302,4 megawatts de energia elétrica, o correspondente ao consumo de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. A previsão é de que o parque entre em atividade no ano que vem.


A estimativa é que as obras gerem cerca de 1,3 mil empregos em seus diversos estágios. Atualmente, estão em atividade pouco mais de 1 mil profissionais contratados pelas empresas prestadores de serviço. Deste total, cerca de 500 trabalhadores são do RS, e o restante vem de outros estados.


A política de responsabilidade social da Eletrobrás prioriza a contratação de profissionais de municípios da região.


1,3 mil toneladas e 125 metros de altura


Os aerogeradores pesam cerca de 1,3 mil toneladas e têm torres de 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 41 andares.


As peças começaram a chegar na localidade em novembro, vindas do Nordeste brasiliero pelo Porto de Rio Grande e do município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. As pás tem cerca de 72 metros de comprimento e precisam ser transportadas por caminhões com escolta.


Para transportar todos os componentes, vão ser necessárias 432 viagens, em uma operação logística que pode demorar em torno de 10 meses.


Como o parque fica na área rural, foi necessário construir aproximadamente 100 km de novos acessos e recuperar outros 56 km de estradas rurais, para a passagem dos caminhões.


Fonte: G1/RS

Foto: Cristiano Pires Gomes

68 visualizações

Comments


bottom of page