top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Projeto Fronteira da Paz Sustentável apresenta Plano de Ação da Agenda Urbana

Na manhã desta quarta-feira (28), o Palácio Moysés Vianna, sede do Executivo santanense, recebeu uma coletiva de imprensa conduzida pela equipe de Gabinete de Cooperação do Projeto Fronteira da Paz Sustentável. O evento teve como destaque a apresentação do Plano de Ação da Agenda Urbana Fronteira da Paz, com a presença de autoridades e representantes dos municípios envolvidos.


O Prefeito em exercício, Evandro Gutebier, o Intendente Departamental de Rivera, Richard Sander e o Secretário Geral do Eixo Atlântico, sr. Xoán Vasquez Mao, estiveram entre os presentes.


O Projeto de Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável da Fronteira da Paz, financiado em parte pela União Europeia, visa promover o desenvolvimento urbano integrado por meio de parcerias entre instituições locais e Estados membros da UE, em conformidade com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.


O objetivo central é melhorar a qualidade de vida da população de Santana do Livramento (BR) e Rivera (UY), que formam um contínuo urbano, respeitando as fronteiras políticas, mas removendo obstáculos para o cotidiano dos cidadãos.


A Agenda Urbana Fronteira da Paz representa uma ferramenta estratégica de planejamento para o crescimento das cidades em todas as suas dimensões: urbana, social, econômica e ambiental. Estruturada em cinco eixos temáticos - Políticas Urbanas, Desenvolvimento Econômico, Ambiente, Inclusão Social e Eficiência Administrativa -, busca fortalecer a governança conjunta e fomentar a participação cidadã.


O Plano de Ação, composto por 50 ações, está agora finalizado e em fase de implementação, através de 38 grupos de trabalho compostos por técnicos de ambas as cidades, funcionários de outras instâncias governamentais e organizações da sociedade civil.


Essa iniciativa representa um passo significativo na cooperação transfronteiriça, projetando um futuro mais sustentável e inclusivo para as comunidades envolvidas. O compromisso conjunto com o desenvolvimento integrado destaca a importância da colaboração internacional na promoção do bem-estar e progresso local.


Foto: Vilmar Charopen | Livramento 24h

27 visualizações

Comments


bottom of page