top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

RS decreta emergência por aumento de casos de doenças respiratórias em crianças

O governo do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira (6) um decreto que declara estado de emergência em saúde em todo o território do estado por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.


De acordo com o texto, houve "aumento expressivo nos índices de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva pediátrica", o que gera aumento de filas e "elevado risco sanitário à população". O decreto orienta que os hospitais tomem medidas para priorizar a disponibilização de leitos clínicos com suporte ventilatório e UTI para casos de STRAG em crianças, entre outros.


Nas emergências pediátricas de Porto Alegre, a média de lotação é de 139%, segundo dados desta quinta-feira (6) . No Hospital de Clínicas, o número de internações representa 211% da capacidade total. No Hospital da Criança Conceição, que tem 14 leitos, há 28 pacientes, o que representa 200% de lotação – de acordo com o hospital, estão sendo atentidos somente pacientes graves.


Os hospitais Santo Antônio (da Santa Casa), da Restinga e Vila Nova também operam com lotação maior do que a capacidade total.


“O estado já vem tomando providências desde que lançou o Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que conta com investimento de R$ 10,1 milhões para reforçar os serviços nos hospitais e nas portas de entrada, e esse decreto abre também a possibilidade de buscar até R$ 26 milhões junto ao Governo Federal, em uma medida complementar ao que já estamos fazendo”, diz a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa.


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) reforça a importância de medidas de prevenção contra doenças respiratórias, como vacinação em dia, lavagem constante das mãos e uso de máscara para quem estiver apresentado sintomas gripais.


O decreto de estado de emergência tem duração de três meses, com possibilidade de prorrogação.

Fonte: G1/RS



55 visualizações

Comments


bottom of page