top of page
Papel reciclado
Foto do escritorLucas Bichinque

Temperaturas de até 38ºC e chuva: saiba como deve ser o verão no RS



A primavera terminou e a estação teve extremos climáticos no Rio Grande do Sul: de graves tempestades até fortes ondas de calor. Com o começo do verão nesta sexta-feira (21), os meteorologistas projetam que os próximos meses devem ser diferentes – mas, mesmo assim, com chuva e temperaturas altas.


"Teremos calor e umidade. É o que precisa para a formação de temporais. Mas dificilmente vamos ter aquelas chuvas generalizadas. Serão eventos localizados. Tem dias que vai chover no Norte, outros dias no Sul, por exemplo", explica Cátia Valente, da Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul.


O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), concorda. Ele diz que a previsão é de temperaturas ligeiramente acima da média com bastante umidade.


"Aquela sensação de grande abafamento, principalmente entre janeiro e fevereiro, com a temperatura aumentando aos poucos, chegando entre 35ºC e 38ºC", diz.


Cátia explica que isso ocorre por conta da influência do fenômeno El Niño, também responsável pelos eventos climáticos na primavera.


Com umidade e calor, há formação de nuvens de tempestades, de acordo com Schneider.


"Nuvem de tempestade se alimenta do calor. Quando o ar está leve, ele começa a subir na atmosfera, mas, para continuar a formação dessa nuvem, a instabilidade, é necessário umidade", diz.


Cuidados redobrados com saúde


Diante dessa situação, especialistas orientam a população a redobrar os cuidados com a saúde. Para a médica Marina Butzke, é importante se manter hidratado, usar protetor solar e evitar a exposição ao sol em horários em que ele está mais forte.


"O organismo tem mecanismos de regulação para controlar a temperatura em torno de 36, 37 graus e, quando a temperatura externa está muito elevada, juntamente com alterações da umidade relativa do ar, a gente tem dificuldade em controlar essa temperatura, então, pode apresentar sintomas como taquicardia, baixa da pressão arterial, vermelhidão da pele, tontura", conta.


Fonte: G1 RS

Foto ilustrativa: Yuri Teixeira | Lvto 24h

64 visualizações

Comments


bottom of page