A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã de quarta-feira (22/3), durante Operação Sem Fronteira, um homem apontado como responsável pela venda de drogas nas cidades de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. O suspeito mantinha a companheira em cárcere privado no país vizinho.
A ação da 4ª Din do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), foi coordenada pela delegada Ana Flávia Leite e realizada em conjunto com a Polícia uruguaia, além de informações coletadas pelo 21º Batalhão de Polícia Militar.
O investigado estava foragido do sistema prisional e se escondendo em Rivera. O suspeito se valia da situação limítrofe dos países para tentar evitar cumprir a pena de uma condenação definitiva por homicídio.
Em 2019 o preso disparou uma arma de fogo contra um homem que chegava a um bar onde ele estava. Após sua condenação, o criminoso teria fugido de Porto Alegre para o Sul do Estado, onde passou a ser o responsável por alguns pontos de venda de drogas nas cidades de Santana do Livramento e Rivera.
Em suas redes sociais, o capturado ostentava fotos de drogas e armas, utilizando um nome falso para não ser identificado. Monitorando as páginas, foi constatado que o homem circulava livremente pelo país vizinho.
A investigação também aponta que o homem mantinha sua companheira em cárcere privado, no mesmo imóvel utilizado para o armazenamento de drogas e armas em Rivera. O criminoso trancava a mulher em casa enquanto saía para distribuir os entorpecentes. Durante a ação, a Polícia Civil libertou a vítima de violência doméstica, que estava machucada e bastante assustada.
O criminoso foi preso durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido para a Operação Sem Fronteira. No interior do imóvel, foram apreendidas drogas, 4 armas de fogo (sendo três revólveres calibre 38 e uma pistola 9mm), 205 munições de vários calibres, duas balanças de precisão, R$ 32.735, U$ 220, $U 5.100 (peso uruguaio), valor oriundo do tráfico de drogas.
Em continuidade das investigações, já em Santana do Livramento, um outro indivíduo, ligado a mesma organização criminosa do homem capturado no Uruguai, foi preso portando uma arma de fogo. O suspeito foi surpreendido quando chegava em casa. No interior do imóvel, foi localizada outra arma de fogo, além de porções de drogas.
Divulgação: SSP.RS
Comments