top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Vereador Rafael Castro denuncia casos de racismo após divulgação de Projeto de Lei em Livramento

Na manhã desta sexta-feira (05), o Vereador Rafael Castro (PSB) recebeu nossa reportagem em seu gabinete, na Câmara Municipal de Livramento, para falar sobre o Projeto de Lei (PL) Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo Negro. A proposta visa estimular a formalização de empreendedores negros, uma vez que mais de 52% deles operam na informalidade, de acordo com dados nacionais.

O projeto busca mapear esses empreendedores, oferecer informações sobre linhas de crédito e facilitar a formalização de micro e pequenas empresas, proporcionando CNPJ e demais requisitos necessários.

No entanto, após uma entrevista concedida à uma emissora de rádio local e a publicação de uma nota em uma rede social, a iniciativa do vereador recebeu apoio, críticas e lamentavelmente, comentários racistas e preconceituosos. A repercussão causou comoção na comunidade negra, que procurou o vereador em busca de providências.

Diante da situação, Rafael Castro registrou um Boletim de Ocorrência Digital (B.O.) na Polícia Civil, denunciando o crime de racismo. "Se fazem isso comigo, que sou um vereador, o que não fazem com outras pessoas que estão na ponta?", questionou o vereador.

Na mesma manhã, anterior a nossa entrevista, Rafael Castro esteve na 1ª Delegacia de Polícia de Sant'Ana do Livramento, onde entregou prints e links dos perfis dos autores dos comentários à delegada Giovana Muller. A delegada mostrou solidariedade e choque diante do ocorrido, comprometendo-se a realizar uma investigação e aplicar as leis pertinentes.

"Internet não pode ser considerada terra de ninguém, as pessoas têm que entender que devem ser responsabilizadas por aquilo que postam." - concluiu Rafael Castro, reforçando a importância de responsabilidade nas interações online.


Por: Vilmar Charopen Foto: Vilmar Charopen / Lvto24h

97 visualizações

Comments


bottom of page