top of page
Papel reciclado
  • Foto do escritorYuri Teixeira

Volta do frio: entenda fenômeno que traz chuva e frio após dias quentes no RS

Após dias de temperaturas altas, o Rio Grande do Sul se prepara para uma virada no tempo. O que explica a chegada do frio e da chuva é o avanço de uma frente fria, seguida de uma massa de ar frio intensa, que se desloca entre o fim da sexta-feira (9) e o sábado (10), da Argentina até o Uruguai, para então chegar ao estado brasileiro.


Com isso, o tempo bom dá lugar à chuva seguida de frio, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Litoral Sul e as áreas próximas ao Uruguai devem sentir a queda nas temperaturas primeiro.


Nos últimos dias, o predomínio de uma massa de ar quente e seco trouxe grande amplitude térmica – que provoca grande variação entre mínimas e máximas, o que explica os dias de manhãs amenas e tardes quentes registrados ao longo da semana.


Na noite de sexta (9), devem ocorrer pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Previsão do modelo Cosmo, do Inmet, mostra a variação de temperatura entre sexta (a) e domingo (c).


No sábado (10) a frente fria passa pelo sul do país e junto com o corredor de umidade que vem da Amazônia, e uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do estado trazem chuvas que podem ter rajadas de vento de 50 a 70 km por hora. Em Porto Alegre, a chuva chega a partir da tarde.


Já no domingo (11), há risco de chuva forte, inclusive temporais. O Climatempo alerta que a temperatura deve ficar invertida em todo o estado, com previsão de temperaturas mínimas do dia registradas à noite. Bagé e a região da Campanha podem ter geada no domingo.


As temperaturas mais baixas devem ser registradas durante a noite: mínima de 2ºC em Caçapava, 4ºC em Pelotas, 6ºC em Erechim e 10ºC em Porto Alegre.

Fonte: G1/RS

105 visualizações

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page